«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Andorinha III - Componente da Língua Portuguesa


Esta rubrica tem sido mantida como a alma do programa, procurando apresentar diversos conteúdos da Língua Portuguesa, sobretudo na sua componente gramatical .
Neste sentido, desde o início do programa foram abordados os seguintes temas: elaboração de um diálogo, formas de frase (afirmativa e negativa), flexão dos substantivos (flexão de número – singular e plural, flexão de género), o artigo (noção e funcionamento), adjectivos (noção e funcionamento), os pronomes (noção e funcionamento), sílabas e acentos tónicos, os numerais, sinais de pontuação, voz activa e voz passiva, os advérbios (noção e classificação), modos de apresentação do discurso (discurso directo, discurso indirecto e discurso indirecto livre), a frase, as preposições, as conjunções, elementos fundamentais da oração, o predicado, os verbos, o sujeito, complemento directo e indirecto, conceito de literatura, figuras de estilo.
[ARRUDA, LÍGIA (2004). “Gramática de Português para estrangeiros”. Porto Editora, Porto; BORREGANA, ANTÓNIO AFONSO (2000). “Gramática Portuguesa – Língua Portuguesa”. Texto Editora, Porto, Abril de 2000; ROCHA, ANA (2006). “Gramática Elementar de Português”. Editora Replicação, Lisboa.]

Sem comentários:

Enviar um comentário