«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Diário IV


«Em absoluto contraste, o nosso destino, a Pensão Central, surge de imediato como um oásis! Um edifico dos anos 50, de três andares, com larga varanda coberta rodeando todos os andares.
E apresentam-me uma personagem que se percebe de imediato ser o espírito carismático deste espaço: a D. Berta – ou mais carinhosamente tratada como Avó Berta. Uma mulher caboverdiana, baixa, pequena, de rosto lindíssimo – de idade existência indefinida. A sala de refeições tem nas paredes diversas homenagens, onde se inclui uma foto com Pedro Pires ex-Presidente de Cabo Verde ou a condecoração do então presidente da República Portuguesa Mário Soares com a Medalha de mérito!
Durante os nossos dias de estadia nesta capital, é o nosso refúgio mais confortável e simpático. Não há água corrente e à noite a electricidade pode falhar mas as refeições são como numa casa familiar e aquela varanda de sombra é um encanto. A nossa organização tem aqui uma sala alugada de trabalho e é como se fosse a nossa sede em Bissau. Em frente está um edifício dos CTT, idêntico a tantos outros que existem pelas cidades portuguesas; é aí, e somente aí, na caixa postal 213, que chega o nosso correio!» [15.10.2006]

Sem comentários:

Enviar um comentário