Andorinha pretende abrir asas e voar entre Portugal e Canchungo, entre a Europa e a Região de Cacheu na Guiné-Bissau – promovendo uma ponte entre duas culturas de migrantes...
«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»Amílcar Cabral, Outubro de 1944
postal
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Projecto Andorinha - intercâmbio escolar
O Projecto Andorinha – Promoção da Língua Portuguesa e da Cultura em Língua Portuguesa – um intercâmbio de escolas portuguesas e escolas no sector de Canchungo (Região de Cacheu, Guiné-Bissau), prosseguiu do lado guineense.
O projecto foi apresentado ao Director Regional de Educação de Cacheu, Ussumane Jandim, ao Administrador de Canchungo, Faustino Paulo Mango, e ao inspector-formador da DRE no sector de Canchungo, Paulo Mendes, que se mostraram receptivos.
Na primeira semana de Janeiro, o programa radiofónico Andorinha na Rádio Comunitária Uler A Baand apresentou o projecto, contando com os directores das escolas envolvidas como convidados em estúdio – e entrevistas gravadas dos professores Rui Alves Correia e José Manuel Carvalho, e um depoimento escrito da professora Glória Castelhano.
Um pacote do Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Joaquim de Magalhães de Faro chegou a Canchungo na véspera de Ano Novo contendo postais de boas festas. No dia 5 de Janeiro foi entregue à direcção do Liceu Regional Hô Chi Minh, onde se incluía o director, professor Herculano Luizinho Vaz, e o presidente do conselho técnico-pedagógico, professor Marcolino Vasconcelos. Ficaram de reunir com o professores de Língua Portuguesa e de Ciências Sociais das 7ª, 8ª e 9ª Classes, para organizarem a sua utilização pelas turmas e o modo como os alunos irão redigir as respostas. A entrega foi fotografada e teve notícia na Rádio Comunitária Uler A Baand.
No dia 21 Janeiro foi feita a entrega simbólica a uma turma, com a presença do director, do presidente do conselho técnico-pedagógico e dos diversos professores de Língua Portuguesa e de Ciências Sociais das 7ª, 8ª e 9ª Classes – que procederam à distribuição das restantes cartas. Esta cerimónia teve divulgação e cobertura da Rádio Comunitária Uler A Baand, Rádio Babok e Televisão Comunitária de Quelélé.
Aguardam-se a correspondência do Agrupamento de Escolas do Marão, do Agrupamento de Escolas de Mondim de Bastos, do Agrupamento de Escolas de Armação de Pêra e do Agrupamento de Escolas de Vila Caíz...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário