«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Andorinha em formação




Eduardo Gomes, presidente das bankada Andorinha, foi incluído na formação da GRDR – Migração Cidadania Desenvolvimento de reforço das OCB – Organizações Comunitárias de Base dos sectores de Bula, Cacheu, Calequisse e Canchungo na Região de Cacheu, filiadas na CONGAI – Confederação das Organizações não Governamentais e Associações Intervenientes ao Sul do Rio Cacheu. A formação em Associativismo, Contabilidade e Gestão, Elaboração de Projectos, decorreu numa das salas do Liceu Regional Hô Chi Minh de 29 de Julho a 2 de Agosto em sessões de 8 horas, num total de 40 horas de formação.
A GRDR, desde a sua criação em 1969, «acompanha a condução de projectos para melhorar as condições de vida das populações associando os emigrantes oriundos das zonas e as populações. Esta especificidade inscreve a associação numa dinâmica migração-desenvolvimento.» A célula da GRDR Guiné-Bissau, localizada em Canchungo, é a mais recente da GRDR, criada em 2009 «após a solicitação das associações de emigrantes na França mobilizadas para o desenvolvimento do seu território de origem e tendo conhecimento das acções da GRDR em Casamance e na bacia do Rio Senegal.»
A escolha de Eduardo foi votada em reunião da bankada central Andorinha, ficando com o compromisso de replicar os ensinamentos pelos restantes membros nas próximas reuniões – o que está a ser cumprido. Esta oportunidade vem reforçar o processo de constituição da associação Bankada Andorinha e é o primeiro sinal de reconhecimento da associação como nova entidade parceira na região...

1 comentário:

  1. Muitos parabéns pela vossa iniciativa. Vou divulgar. Abraços e continuação de bom trabalho, Brígida Rocha Brito

    ResponderEliminar