«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Andorinha em Mondim de Basto


No dia 16 de Dezembro a Andorinha esteve de regresso ao Agrupamento de Mondim de Basto, a convite da direcção, no âmbito do projecto Andorinha – Promoção da Língua Portuguesa e da Cultura em Língua Portuguesa – um intercâmbio de escolas portuguesas e escolas no sector de Canchungo, Região de Cacheu, Guiné-Bissau.
Nesta segunda visita realizamos, com o apoio do professor José Manuel Carvalho, coordenador do projecto Andorinha neste agrupamento, uma sessão conjunta no auditório da Escola EB2,3/S de Mondim de Basto. Participaram alunos das turmas do 6º D – com as professoras Maria José e Sandra Alegre –, do 6º F – com os professores Adélia Faia e Victor Emanuel –, do 9º B e do 9º C – com os professores Rafael Telaio e José Paulo Tavares, num total de cerca de 80 participantes.

Recorrendo-se a uma palete de imagens projectadas num grande ecrã, a apresentação incluiu: um enquadramento geográfico da Guiné-Bissau e da Região de Cacheu; o ambiente da Escola Pública de Iniciativa Comunitária de Cabienque – nomeadamente a utilização de quadros de giz pelos professores locais; a diversidade guineense de Canchungo, das habitações aos transportes, mercado e feira, principais culturas (arroz, cajú, mankara) e frutas (papaia, mangu, manfafa, fole), gastronomia; terminando com a arte da panadaria, os penteados femininos e o lúdico – incluindo curtos vídeos de brincadeiras das crianças.
Muito muito obrigado pelo acolhimento mais uma vez demonstrado e desejamos ter contribuído para o reforço deste projecto de intercâmbio escolar entre o Mondim de Basto (Portugal) e Cabienque (Guiné-Bissau).

Sem comentários:

Enviar um comentário