«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Andorinha em "Nô Pensa Cabral!"


Uma das iniciativas mais marcantes da Bankada Andorinha em Canchungo (Região de Cacheu, Guiné-Bissau) tem sido a organização das comemorações do dia 20 de Janeiro, feriado nacional em memória de Amílcar Cabral – o que tinha deixado de ser realizado pelas entidades estatais. Sob o lema de „Nô Pensa Cabral!“ são convidados todos os alunos e professores de escolas e associações de Canchungo para participarem numa marcha que percorre a cidade, entremeada por uma palestra e o hastear da bandeira no recinto do Comité de Estado, terminando o dia com actividades culturais realizadas na Rotunda – palco central da cidade.


Outro dos objectivos é o de trazer a palavra escrita de Amícar Cabral aos jovens... Com efeito, quando solicitamos aos jovens e professores envolvidos para trazerem um qualquer exemplar dos escritos de Amílcar... constatamos que não existem: ninguém tem acesso ao pensamento de Amílcar – a não ser algumas frases feitas transmitidas pela oralidade. Em 2010 o CIDAC – Centro de Informação e Documentação Amílcar Cabral – ou, mais recentemente designado por Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral (Lisboa, Portugal), enviou duas obras em fotocópias encadernadas e uma colectânea recentemente editada – porque também em Portugal as obras estão esgotadas!
Neste sentido, vimos por este meio solicitar o vosso apoio pelo envio de obras editadas de e/ou sobre Amílcar Cabral – ou de qualquer outro suporte, como vídeos, álbuns, posters, imagens – para o Centro de Desenvolvimento Educativo de Canchungo, para que possa servir os jovens e professores desta cidade. Contactem-nos...


Sem comentários:

Enviar um comentário