«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Andorinha em Calequisse



No dia 17 de Março a Bankada Andorinha reuniu com Ussumane Jandi, Director Regional de Educação, Elvira Gomes, inspectora-coordenadora, António Bedane e Paulo Mendes, inspectores-formadores do sector de Cachungo, para os informar do alargamento do Projecto Andorinha – Promoção da Língua Portuguesa e da Cultura em Língua Portuguesa – um intercâmbio de escolas portuguesas e escolas na Região de Cacheu, Guiné-Bissau.


No dia 18 de Março a Bankada Andorinha deslocou-se a Calequisse para reforçar a participação deste sector nas iniciativas Andorinha. No Liceu Daniel Brottier estivemos reunidos com o professor e director Martinho Mendes para se iniciar a sensibilização para a participação deste estabelecimento de ensino no Projecto Andorinha, promovendo uma relação com o Agrupamento de Escolas José Saraiva em Leiria, Portugal – com o apoio e empenho da professora Maria Goreti Custódio. Recordamos que neste Liceu estão matriculados 180 alunos (104 masculinos e 76 femininos), da 7.ªa à 9.ª Classes. Confirmamos igualmente a formação de uma bankada Andorinha neste Liceu, presidida por Nené Correia.
Visitamos de seguida o Centro de Desenvolvimento Educativo Daniel Brottier, onde pudemos constatar o bom funcionamento deste generoso espaço, que tanto deve à perseverança incansável da Irmã Emília Garcês.

Reunimos ainda com a Irmã Paula Caluvi, para a informarmos do projecto, nomeadamente sobre um grupo de jovens da paróquia de Várzea, em Portugal, que pretendem reforçar a relação com a Escola de Betenta, onde apadrinham uma criança: Octávio Mendes.
Por fim, no dia 31 de Março reunimos com Agostinho E. Nhaga, inspector-formador da DRE para o sector de Calequisse, para o informarmos e envolvermos neste projecto.
É o projecto Andorinha a abrir asas e a expandir-se de Portugal para a Guiné-Bissau...

Sem comentários:

Enviar um comentário