«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

domingo, 17 de abril de 2011

Andorinha em Liceu Regional Hô Chi Minh

O Liceu Regional Hô Chi Minh em Canchungo desde o início das iniciativas Andorinha sempre foi um dos locais onde, directa ou indirectamente, os elementos das diversas bankada Andorinha exerceram a sua influência e actividades de promoção da Língua Portuguesa e da Cultura em Língua Portuguesa.
No ano lectivo de 2008-2009, foi onde realizaram sessões de sensibilização em diversas turmas, contribuindo para o surgimento do protocolo interno “Pelo Uso da Língua Portuguesa no Recinto Escolar”, aprovado em plenário pelos professores.

No ano lectivo 2009-2010, somaram mais sessões de sensibilização, contribuindo para o surgimento de regulamentos internos em algumas turmas, participaram no intercâmbio escolar com Liceu Dr. Luís Fona Tchuda de Gabú, sob o lema “Juntos para um ensino de qualidade face aos desafios do futuro”, e deixaram um sinal positivo e certamente preponderante aquando da visita de Dr. Fábio Sousa (IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento) e Dr. Júlio Santos (Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento – Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Viana do Castelo), no processo para o alargamento do PASEG – Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau. Complementarmente, este Liceu iniciou um intercâmbio bilateral com a Escola EB 2,3 Dr. Joaquim Magalhães de Faro, no âmbito do Projecto Andorinha – Promoção da Língua Portuguesa e da Cultura em Língua Portuguesa – um intercâmbio de escolas portuguesas e escolas na Região de Cacheu, Guiné-Bissau.

Neste ano lectivo, 2010-2011 desde Fevereiro que elementos da Bankada Andorinha articularam com a nova Associação de Estudantes as sessões de sensibilização nas turmas – e mantêm a sua “magistratura de influência” no interior do recinto escolar.
A 20 de Março reuniu com o director, e professor, Herculano Luizinho Vaz, para se renovar e consolidar esta colaboração.

A 21 de Março reuniu com a direcção da Associação de Estudantes no recente espaço da Oficina de Língua Portuguesa do PASEG, para articularem datas e actividades dos respectivos planos de actividades. Articulação que prosseguiu a 28 de Março, com a visita das técnicas do PASEG, Ana Lúcia dos Santos Ferreira e Catarina Isabel Perez-Ramirez, à Bankada Andorinha no Centro de Desenvolvimento Educativo de Canchungo. Por último, a 2 de Abril, a Bankada Andorinha participou na reunião da Associação de Estudantes com todos os representantes das turmas da 7.ª, 8.ª, 9.ª, 10.ª, 11.ª e 12.ª Classes.
É uma colaboração que se quer manter, renovar, dinamizar, inspirar, para bem e futuro de toda a comunidade escolar!

1 comentário:

  1. Normalmente eu não leio artigo sobre blogs, mas eu gostaria de dizer que este write-up muito me forçou a tentar fazê-lo!

    Seu estilo de escrita foi me surpreendeu. Obrigado, post muito bom.

    ResponderEliminar