«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

terça-feira, 10 de maio de 2011

Andorinha em Beira Mar

Como nasce uma bankada Andorinha? Ao longo destes três anos de existência, tem-se consolidado uma metodologia que foi realizada pelos próprios jovens: um jovem ouviu o programa radiofónico Andorinha e/ou assistiu a uma sessão de sensibilização e passou a saber da existência das bankada em bairros e/ou tabanka. Se a ideia lhe agrada, aparece na reunião de todos os sábados no Centro de Desenvolvimento Educativo e começa a frequentar as reuniões e a colaborar nas actividades.
Há alguns elementos que também passam a desejar juntar os amigos no seu bairro e/ou tabanka. Convocam então uma reunião num recanto e por vezes a ideia de se organizarem para falarem e treinarem a Língua Portuguesa é assumida como um compromisso. Convida, por conseguinte, os elementos da bankada central Andorinha para uma vista, no sentido de poderem colocarem questões e algumas dúvidas. Segue-se a consolidação da nova bankada Andorinha, com a estruturação dos jovens por cargos, incluindo a nomeação do respectivo presidente. Um ou dois representantes passarão a incorporar a bankada central Andorinha no CDE em Canchungo.
 Foi o que aconteceu em Beira Mar, a zona junto ao rio de mar na cidade de Canchungo. No dia 10 de Abril, Adriano C. Cardoso, um dos membros fundadores da Bankada Andorinha, chamou os seus vizinhos para reunirem, apresentando os objectivos de promoção da Língua Portuguesa. A 17 de Abril, alguns elementos da bankada central Andorinha responderam ao convite para estarem presentes na reunião seguinte e puderam assistir à nomeação e eleição da sua estrutura directiva. No dia 21 de Abril, Cardoso participou, com Domingos Lamine e Moises J. Nhaga, no programa Andorinha na Rádio Comunitária Uler A Baand, para tornarem público a constituição de mais uma bankada Andorinha.

«Eleição para os seguintes cargos:
Presidente – Adriano C. Cardoso
Vice-Presidente – Domingos Humberto Lamine
Secretário – Carlos M. Camará
Vice-Secretária – Salimata Dembá
Financeira – Aminata Djambam
Tisoreira – Binta Baldé
Portavoz – Moises J. Nhaga
A bankada Andorinha Beira Mar foi fundada no dia 10/04/011 no referido bairro concretamente na rua Homi Galinha.
De antes iniciamos com 17 elementos mas com passar do tempo passamos a contar com 22 elementos.
Queremos participar na comemoração do aniversário da Bankada Andorinha que terá lugar no dia 14 de Maio.
Estamos aberto para todas as pessoas que querem participar, porque o nosso maior objectivo é de promover a língua Portuguesa.»

1 comentário:

  1. Este é um bom post, eu queria saber se eu poderia usar este artigo em meu site, eu vou fazer um link para seu site

    ResponderEliminar