«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Andorinha em Dia da Língua Portuguesa (CPLP)

«O dia 5 de Maio foi fixado como a data em que é anualmente comemorada a “Língua Portuguesa e a Cultura da CPLP”, uma decisão saída do XIV Conselho de Ministros da CPLP, realizado em Junho de 2009, em Cabo Verde. 
Nesta data, os ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores recomendaram aos Estados-membros, às instituições da CPLP, aos Observadores Associados e Consultivos e às diásporas dos países da CPLP, a comemoração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP, tendo em vista a sua afirmação crescente nos Estados membros e na Comunidade internacional, pelo facto de a língua portuguesa constituir, entre os povos da comunidade, um vínculo histórico e um património comum resultantes de uma convivência multissecular que deve ser valorizada, como também, a língua portuguesa é um meio privilegiado de difusão da criação cultural entre os povos que falam português e de projecção internacional dos seus valores culturais, numa perspectiva aberta e universalista
A Bankada Andorinha em Canchungo, na Guiné-Bissau, fez questão de estar todo o dia activa divulgando e promovendo esta data e evento. De manhã, no Liceu Regional Hô Chi Minh teve o apoio do director Herculano Luizinho Vaz, que imprimiu esta informação em folhas e que o próprio distribuiu na sala dos professores, e foi colocada no placard da Oficina da Língua Portuguesa do PASEG. Os elementos da Bankada Andorinha passaram por cada sala e foram deixando escrito nos respectivos quadros “Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP”, respondendo a solicitações de informação.
Da parte da tarde, repetiram esta operação no Liceu e ainda passaram pela Escola 1.º de Junho e pela Escola Adventista ADRA.
À noite, foi tema no programa semanal Andorinha na Rádio Comunitária Uler A Baand, animado pelos jovens Sinfon Djatá, Dona Paula Mendes e Djenabú Djaló.
Esta Andorinha vai voando pela Língua Portuguesa...

1 comentário:

  1. Muito perspicaz ler. Nunca pensei que fosse tão simples, afinal. Eu tinha usado um negócio muito do meu tempo à procura de alguém em linha que explicam este assunto Claramente para mim e você é o único que nunca fez isso. Grande muito obrigado! Tenha um ótimo dia.

    ResponderEliminar