«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Andorinha em Feira do Livro




No âmbito das comemorações do segundo aniversário do surgimento das iniciativas Andorinha, decorreu de 20 a 24 de Abril a 2.ª Feira do Livro, no Centro de Desenvolvimento Educativo em Cantchungo.
A cerimónia de inauguração foi presidida por Ussumane Jandi, Director Regional de Educação, e contou com as presenças de Leandro Pinto Júnior, director da COAJOQ – Cooperativa Agro-Pecuária de Jovens Quadros, Dulcineia Pereira, presidente da CONGAI – Confederação das Organizações não Governamentais e Associações Intervenientes ao Sul do Rio Cacheu, Maria de Fátima Almeida Araújo, da União Democrática das Mulheres da Guiné-Bissau, Herculano Luizinho Vaz, director do Liceu Regional Hô Chi Minh, Ernesto Baticã Ferreira, director da Escola 1º de Junho, e diversos professores. Contou ainda com as presenças de Marcolino Elias Vasconcelos e António Alberto Alves, co-autores e apresentadores do programa radiofónico Andorinha, Eduardo Gomes, presidente das bankada Andorinha, e elementos das diversas bankada Andorinha.
A 2.ª Feira do Livro contou com obras do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, da Ku Si Mon Editora e da ong Tiniguena. Do INEP, é de destacar a presença das seguintes obras: “Estudos Agrários” de Amílcar Cabral, “A Questão do Casamansa e a Delimitação das Fronteiras da Guiné” de Maria Luísa Esteves, “Cabo Verde e Guiné-Bissau: da Democracia Revolucionária à Democracia Liberal” de Fafali Koudawo, “A Nova Literatura da Guiné-Bissau” de Moema Parente Augel e o número especial da Soronda – Revista de Estudos Guineenses sob o tema “Experiências Locais de Gestão de Conflitos”. Da Ku Si Mon, as obras de Abdulai Sila, “Os Mancanhas” de Domingos da Fonseca, contos infantis em kriol, “Kriol Ten – termos e expressões” de Teresa Montenegro. Da Tiniguena, postais da Ilha de Jeta, “Técnicas e Saberes Locais da Tradição Manjaca” de Fanceni H. Baldé e Mary Fidelis e “Guiné-Bissau Tera Sabi – Livro de receitas da Cozinha da Terra”.
No dia de encerramento, tivemos a visita amiga de Teresa Montenegro e Raul Mendes Fernandes da Ku Si Mon Editora e de Miguel de Barros da Tiniguena, o que muito nos honrou.
Esta iniciativa teve o apoio logístico da CONGAI e a divulgação da Rádio Uler A Baand, Rádio Babok e Rádio Sol Mansi. A todos o nosso muito obrigado!

1 comentário:

  1. gostei e sempre bon estar en sintonia con a minha terra natal que é o canchungo conhecer as nossas culturas,o nosso povo abraço forte por esta organisaçao continuan assin un abraço forte de un filho da terra salimo injai

    ResponderEliminar