«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

terça-feira, 8 de junho de 2010

Projecto Andorinha - intercâmbio escolar






Continua o projecto Andorinha – Promoção da Língua Portuguesa e da Cultura em Língua Portuguesa – um intercâmbio de escolas portuguesas e escolas no sector de Canchungo, Região de Cacheu, Guiné-Bissau. O director, professores e alunos da Escola Pública de Iniciativa Comunitária “Tomás Nanhungue” de Tame e escolas anexas de Pencontche, Guepite, Pepas, Cabeh e Canuan, escreveram as suas cartas, e há duas semanas enviaram-nas, com alguns artigos guineenses, para o Agrupamento de Escolas de Vila Caíz. A semana passada chegaram a Canchungo, trazidos de Bissau, dois generosos pacotes provenientes do Agrupamento Vertical de Mondim de Bastos para a Escola Pública de Iniciativa Comunitária de Cabienque.
Quanto ao intercâmbio entre a Escola EB2,3 Dr. Joaquim Magalhães de Faro e o Liceu Regional Hô Chi Minh em Canchungo, foi dado mais um pequeno passo. Com efeito, depois de terem recebido a correspondência de Faro, os alunos canchunguenses escreveram para os novos amigos de Faro e souberam a semana passada que receberam as respostas, o que causou grande expectativa!
A 28 de Março foram distribuídas as cartas aos alunos participantes no projecto. A cerimónia contou com a presença do director Herculano Luizinho Vaz, do Presidente do Conselho Técnico-Pedagógico, Marcolino Elias Vasconcelos, e os respectivos professores. Houve quem recebesse um caderno e um conjunto de esferográficas. Uma aluna recebeu uma obra muito especial: “O Gato Malhado e a Andorinha Sanhá – uma história de amor” de Jorge Amado. Quase todos receberam muitas imagens impressas: retratos; fotografias dos pais, familiares, amigos; da escola; sobretudo de Faro – que muitos acham uma cidade muito bonita!
Esta acção contou com a cobertura noticiosa da Rádio Comunitária Uler A Baand e da Rádio Babok.

1 comentário:

  1. Olá
    Eu sou a Rita, uma aluna do 9ºA da Escola Dr. Joaquim Magalhães em Faro.
    Faço correspondecia para o aluno Marcos Tchemba do 7º/1 da Escola Liceu Regional Hô Chi Minh.
    Na 1ª imagem, acima apresentada , aparece o envelope almofadado que enviei com um conjunto de canetas, um caderno e uma carta. Fico feliz por saber que chegou ao destino. Gostava de por este blog conseguir falar com o meu correspondente...
    Um beijo muito grande para todos os envolvidos neste fantastico projecto.
    Obrigada e espero resposta...
    :D

    ResponderEliminar