«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Andorinha em Bissau


«República da Guiné-Bissau
Relatório de sensibilização sobre promoção da Língua Portuguesa e a Cultura em Língua Portuguesa
Bissau


Nada mais e nada menos, o trabalho de sensibilização foi coroado com êxito, portanto a sensibilização que fizemos é composta por duas fases:
A primeira fase conseguimos mobilizar oito dirigentes de diferentes nacionalidades com certos níveis do conhecimento académico entre os quais quatro portugueses (André de ong espanhola, Margarida da Cáritas, duas Marta uma trabalha na RTP) e também quatro guineenses (Faustino Gomes, Bertrand Mendes, Papis e Júlio Mendes Ninte), todos são estudantes universitários; razão para tal os elementos da primeira fase são equipas constituintes do trabalho de sensibilização.
Na segunda fase promovemos, ou seja, avançamos coma sensibilização sobre promoção da Língua Portuguesa em alguns bairros periféricos da capital, onde conseguimos juntar mais de trinta jovens no Centro Paroquial de “Brá”.
A base daquilo foi programada várias actividades que foi cumprida mais ou menos na sua integridade.


Programa de actividades:
1.ª Capacitação dos jovens no domínio da gramática de 2.ª a 6.ª feira de acordo com a disponibilidade dos dirigentes.
2.ª Teatro em Língua Portuguesa e jogos de palavras.
3.ª Divulgação da Língua Portuguesa e da Cultura em Língua Portuguesa nas diferentes escolas.


Bissau: 05/07/010
Promotor
Júlio Mendes Ninte»


Foi este relatório de actividades que recebemos da bankada Andorinha da Paróquia de Brá em Bissau. Recebemos igualmente uma listagem dos membros desta bankada, que nos informa que iniciaram com 38 elementos, com diferentes situações estudantis: 14 universitários e 11 setimistas, 3 da 11.ª Classe e 3 da 8.ª Classe, provenientes de diferentes bairros da capital guineense: Brá, Bairro Militar, Quelélé, Chão de Pepel, S. Paulo. O apoio em Língua Portuguesa, nomeadamente no domínio da gramática, realizado por quatro voluntários portugueses e quatro voluntários guineenses, foi proporcionado a 16 alunos das 4.ª, 5.ª e 6.ª Classe e a 12 alunos das 7.ª e 8.ª Classes.
O encontro e intercâmbio entre a bankada Andorinha da Paróquia de Brá em Bissau e as bankada Andorinha de Canchungo e Cacheu não se conseguiu realizar neste ano lectivo, contudo irá ser uma das prioridades para o próximo ano lectivo.
Boas Férias... também em Língua Portuguesa!

1 comentário:

  1. Olá!Parabéns pelo blog!
    Vou adicioná-lo aos meus links no blog Made in Bissau.
    Siga-me também!
    http://madeinbissau.blogspot.com

    Um abraço!

    ResponderEliminar