«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Andorinha no Marão


No dia 17 de Setembro a Andorinha visitou o Agrupamento de Escolas do Marão, a convite da direcção, no âmbito do projecto Andorinha – Promoção da Língua Portuguesa e da Cultura em Língua Portuguesa – um intercâmbio de escolas portuguesas e escolas no sector de Canchungo, Região de Cacheu, Guiné-Bissau.
«O território educativo do Agrupamento Vertical de Escolas do Marão abrange as freguesias de Aboadela, Sanche, Candemil, S. João de Várzea, Ansiães, Bustelo e Gondar do concelho de Amarante. | A Escola E. B. 2 / 3 do Marão, sede do Agrupamento de Escolas, está situada na tangencia de três  freguesias: Sanche, Aboadela e S. João de Várzea.»


Oportunidade para se entregar à directora Ercília Gonçalves Costa uma carta do professor Yofân Sambú, director da Escola Pública de Iniciativa Comunitária “Prof. Henrique Bamba Ferreira” de Canhobe e escola anexa de Teteo.
Foi proporcionada uma visita guiada pelo professor Carlos Alberto Pereira Gomes, coordenador do 1.º Ciclo, às instalações escolares, desde a sala dos professores aos serviços administrativos, passando pelos recintos gimnodesportivos ao refeitório, sem esquecer a biblioteca. Foi na visita a diversas salas de aula que pudemos constatar as melhorias introduzidas pelo plano tecnológico do Ministério de Educação de Portugal – nomeadamente o quadro interactivo.

Da parte da manhã foi realizada uma apresentação perante os alunos do 1.º Ciclo e respectivos professores, com a introdução do professor Carlos Alberto Pereira Gomes e do professor Victor Rui Correia, coordenadores do projecto Andorinha neste estabelecimento de ensino.
Recorrendo-se a uma palete de imagens projectadas num grande ecrã, a apresentação incluiu: um enquadramento geográfico da Guiné-Bissau e da Região de Cacheu; o ambiente das escolas de Canhobe e Teteo – nomeadamente a utilização de quadros de giz pelos professores locais; a diversidade guineense de Canchungo, das habitações aos transportes, mercado e feira, principais culturas (arroz, cajú, mankara) e frutas (papaia, mangu, manfafa, fole), gastronomia; terminando com a arte da panadaria, os penteados femininos e o lúdico – incluindo curtos vídeos de brincadeiras das crianças.


Esta apresentação foi repetida da parte da tarde, com uma introdução apaixonada da directora Ercília Gonçalves Costa, perante os alunos do 2.º e 3.º Ciclos e respectivos professores.
Valeram ainda os contactos informais e a curiosidade demonstrada por todos, de alunos a professores, do bibliotecário ao pessoal não-docente.

Muito muito obrigado pela hospitalidade demonstrada e desejamos ter contribuído para o reforço deste projecto de intercâmbio escolar entre o Marão (Portugal) e Canhobe (Guiné-Bissau).

2 comentários:

  1. Bom dia.
    É com grande satisfação que relembro a visita do Dr. António à nossa escola - EBI do Marão.faço votos para que este intercâmbio dê os frutos desejados e que possa ser reforçado num futuro próximo. A todos aqueles que abraçam com coragem e determinação o Projecto Andorinha, um grande, grande abraço de amizade. Carlos Gomes (Coordenador do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas do Marão)

    ResponderEliminar
  2. Os professores do 1º Ciclo e Educação Especial agradecem a vinda do Dr. António à EBI do Marão e desejam bons intercâmbios entre as escolas pertencentes a este projecto. Abraços e beijinhos do Marão!

    ResponderEliminar