«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Andorinha em Tchulame


No programa Andorinha do dia 1 de Julho na Rádio Comunitária Uler A Baand, no espaço de abertura de linha telefónica aos ouvintes, recebemos a notícia do surgimento de mais uma bankada Andorinha: “União Faz A Força” em Tchulame. De imediato lançamos o convite – e desafio – para uma delegação de elementos vir apresentar-se aos ouvintes e narrarem a sua história.
No programa seguinte, a 8 de Julho, apareceram Luís Correia, presidente, e Horlando Vaz, porta-voz e conselheiro desta bankada Andorinha. Luís há dois anos que terminou a 11.ª Classe no Liceu Regional Hô Chi Minh em Canchungo e está na tabanka a ajudar o pai nos trabalhos agrícolas. Horlando é professor há sete anos na escola local. Ambos tiveram a iniciativa de reunirem os jovens – em “União Faz A Força” – para agarrarem esta causa de promoção da Língua Portuguesa e da Cultura em Língua Portuguesa.
Tchulame é uma tabanka mandjaka que dista cerca de onze quilómetros de Canchungo, em direcção ao sector de Calequisse. Da referida bankada fazem parte Martinho Mendes (Secretário), Raulino Vaz (Chefe de Propaganda), Pascoal Mendes (Secretário de Desporto), Luís Vaz (Delegado), Upa Mendes, Adriano Mendes, João Srêm, Marten Mendes, Tomé Mendes, Cristovão Correia, Josef Mendes, Osvaldo Mendes, Lourenço Mendes, Nampá Gomes, Afonço Gomes, Deonicio Mendes, Agostinho Mendes, Arlindo Mendes.
O bando Andorinha continua a multiplicar-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário