«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Andorinha em Rota de Ingoré 2011


Se um dos principais objectivos da Latitude Zeroº para a expedição Rota de Ingoré 2011 era a de «contribuir para a promoção da Língua Portuguesa, como factor de união entre todos os povos da CPLP», à partida um dos mais ansiados momentos era o da visita à Bankada Andorinha em Canchungo.
No dia 28 de Fevereiro a frota de jipes chegou finalmente a este destino. Passamos pelo Liceu Regional Hô Chi Minh, para saudarmos o professor Marcolino Elias Vasconcelos, co-autor do programa radiofónico Andorinha, para nos acompanhar.
Mais adiante, no Centro de Desenvolvimento Educativo esperavam-nos um numeroso grupo de elementos da Bankada Andorinha – alguns que estão desde o início do projecto, outros há mais de um ano e ainda novas caras, de diversos bairros da cidade, demonstrando desde logo a vitalidade e crescimento deste projecto associativo, de promoção da Língua Portuguesa e da Cultura em Língua Portuguesa.
Realizamos uma ronda de apresentações e de imediato foi estabelecido um diálogo entre os locais e os visitantes, procurando responder a diversas curiosidades e elucidar diferentes informações. Foi com agradecimentos que receberam uma embalagem de obras oferecidas pela Porto Editora – que de imediato doaram ao CDE.

Dali passamos para as instalações da Rádio Comunitária Uler A Baand, onde a equipa da TVI teve oportunidade de filmar um programa Andorinha realizado por Maria Alice da Silva, Sinfon Djatá e Dona Paula Mendes. Filmou ainda depoimentos de vários elementos da Bankada Andorinha, bem como entrevistaram os dois autores do projecto, António Alberto Alves e Marcolino Elias Vasconcelos.
Por fim, partilhamos um jantar em convívio e os elementos da Bankada Andorinha realizaram uma animação nocturna que tinham preparado, incluindo declamação de poesias e narração de estórias, sobretudo com ironia e humor! Foi uma oportunidade para os visitantes contactarem de perto com a juventude guineense, as suas aspirações e inquietações, desejos e ansiedades. Foi o momento alto que se esperava...

Uma das metodologias de trabalho da Bankada Andorinha, é a organização de diversas actividades ao longo de cada ano lectivo, o que motiva a participação de mais elementos e contribui para animar o debate e discussões em cada reunião – sempre em Língua Portuguesa. Foi assim mais uma vez com a organização de “Nô Pensa Cabral!” a 20 de Janeiro e com esta recepção à expedição da Latitude Zeroº com a TVI.
Muito obrigado. Bem hajam!

1 comentário:

  1. Há alguma validade, mas vou tomar opinião segurar até que eu olhar para ele mais. Bom artigo, obrigado e queremos

    mais! Adicionado ao FeedBurner bem

    ResponderEliminar