«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

terça-feira, 6 de julho de 2010

Untchenko - de Mondim de Bastos para Cabienque









No dia 27 de Maio chegaram a Canchungo dois generosos pacotes provenientes do Agrupamento Vertical de Escolas de Mondim de Bastos destinados à Escola Pública de Iniciativa Comunitária de Cabienque, no âmbito do projecto Andorinha – Promoção da Língua Portuguesa e da Cultura em Língua Portuguesa – um intercâmbio de escolas portuguesas e escolas no sector de Canchungo, Região de Cacheu, Guiné-Bissau.
Cabienque é uma tabanka de etnia mandjaka, que dista cerca de 5 quilómetros da sede de sector e não é servida por qualquer transporte público, deslocando-se a população a pé e/ou de bicicleta. No dia 8 de Junho, o director da Escola, professor Bernardo Gomes, veio a Canchungo, para providenciar um transporte para levar as duas encomendas para Cabienque.
No dia 18 de Junho realizou-se a cerimónia de entrega e abertura das duas caixas de papelão, com a presença do director e do subdirector da Escola, os professores Bernardo Gomes e Eusébio Gomes, da educadora de infância, Nené Mendes, do presidente e do tesoureiro da AFIR – Associação dos Filhos e Irmãos de Cabienque, Alberto Mendes e Gastão Mendes, e ainda de Pedro Mendes, representante dos jovens da tabanka, e de Sarla Mendes e Mário Mendes, responsáveis pela ligação da Comunidade à Escola. Este evento contou com a cobertura do jornalista Hélio Francisco Gomes, da Rádio Comunitária Uler A Baand.

Os dois pacotes revelaram o trabalho generoso realizado pelos diversos alunos e respectivos professores de Mondim de Bastos em prol dos alunos guineenses, o que emocionou os presentes. Assim, os alunos e professores dos jardins-de-infância de Vilarinho, Vilar de Ferreiros, Bilhó, Parada de Atei, Fermil de Basto e de Mondim de Bastos, enviaram conjuntos de desenhos de apresentação e variado material de apoio, como marcadores, lápis de côr, e livros de histórias e contos infantis. Das escolas do 1.º Ciclo de Vilarinho, Mondim de Basto n.º 2 – Barrio, Parada de Atei, Paradança e Bilhó, destacamos o conjunto de composições e de recolha de histórias e contos populares da região – o que poderá ser trabalhado pedagogicamente pelos alunos guineenses –, para além de sortido material de apoio. E ainda alunos de três turmas de 8.º ano de escolaridade da EB 2,3/S de Mondim de Bastos enviaram cartas para os alunos guineenses. Foi lida a carta da directora do Agrupamento Vertical de Mondim de Bastos, Laura Maria Esperança Ínsua Pereira, e do coordenador do Projecto Andorinha do Agrupamento, José Manuel Pinto Carvalho.

Seguiu-se a semana de provas finais e de avaliações, e no dia 28 de Junho foram convidados os alunos da 6.ª, 5.ª, 4.ª e 3.ª Classes para realizarem o exercício de escreverem cartas para um amigo/a deste conjunto de escolas, o que foi animado pelo director e subdirector, pelos professores Laiete Mendes e Aladje Mendes – a educadora de infância já tinha realizado o contributo dos seus alunos mais novos. O que será enviado brevemente, solicitando a continuidade para o próximo ano lectivo...
[Ucheco ou untchenko é o termo em língua mandjaka para designar andorinha. Como é uma língua oral, os alunos tiveram dificuldade de escreverem e chegarem a um consenso para a palavra escrita...]

1 comentário:

  1. Soubemos da chegada dos pacotes e também colaborámos com o jornal da nossa escola. O nosso projecto é chegar mais longe e tinhamos todo o gosto em partilhar convosco novas experiências. O nosso site é www.eb1bilho.com.
    Aguardamos notícias vossas.
    Beijinhos dos Lobitos do Alvão
    Eb1/Bilhó - Mondim de Basto

    ResponderEliminar