«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Diário XII


«Foi no dia 28 de Setembro que rumamos a Canchungo (antiga Teixeira Pinto), que pertence à região de Cacheu – o meu destino por um ano!
Já fora avisado que o estado da estrada era o pior e mesmo já tendo a experiência de outros percursos em mau estado, estava longe de imaginar que pudesse ser tão difícil: é o percurso de estrada mais maltratado e penoso, quer em extensão de péssimas condições quer pela natureza dos buracos covas charcos pequenos lagos. Há o que resta de um alcatrão muito sólido, o que produz buracos mais fundos; mais valia arrancar todo o alcatrão que resta e deixar a pista de terra batida; porque por vezes o melhor percurso é nas margens, aproveitando os dois rodados por terra. Resumindo e concluindo: é um suplício, sobretudo para quem vai sem conduzir.
A boa surpresa é as árvores que ladeiam a estrada quando se aproxima de Canchungo; ainda com a base pintada de branco, como algumas das encantadoras estradas antigas de Portugal - apesar dos buracos não amainarem.» [26.10.2006]

2 comentários:

  1. A continuar assim por muito mais tempo, devem começar a ponderar trocar os automóveis por veículos todo-o-terreno ou tractores, pois só desta forma se poderá circular naquele país.
    Soube que na estrada entre Farim e Mansoa o stock de paracetamol esgotou-se por causa das dores que o buraco nas estradas provoca.
    Ainda ninguém se lembrou de vender paracetamol na estrada de Canchungo? Seria um bom negócio!
    Canchungo continua a ser uma terra pacata pouco visível, sempre esquecida por não dar grandes dores de cabeça aos políticos. Ora, talvez seja chegada a hora de o povo abrir os olhos e de reclamar, de pôr a vergonha na cara a quem tem responsabilidades nestas matérias.
    O que faz o Sr. Ministro das infra-estruturas Guineense? E o presidente da Região e do Sector que não servem os interesses de Canchungo?

    ResponderEliminar
  2. Ele precisa de um longo caminho a começar com vista a alterar o carro off-road veículos e tratores, que são a única maneira de viajar pelo país. Ele sabia que a estrada entre Farim Manson e correu para fora de estoque, devido ao paracetamol para a dor, o que causou um buraco na estrada. Ninguém na forma de vendas de paracetamol Canchungo? Seria um bom negócio! Canchungo permanece quieto óbvio, muitas vezes esquecemos de dar grandes políticos dores de cabeça. Agora é a hora para que as pessoas abram os olhos e se queixam, vergonha na cara daqueles que têm responsabilidade nesta matéria. Qual será o Ministro das Infra-estruturas Guiné? A presidente da região e setor, não no interesse de Canchungo?

    ResponderEliminar