«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

domingo, 15 de novembro de 2009

Administração Pública da Guiné


[...] a Administração Pública da Guiné começa a ser efectivamente instalada no território desta ex-colónia no século XIX, e é, dizemos agora, durante esse século que se inicia verdadeiramente a ocupação do território, com a consequente dominação política.
[...] uma análise atenta da história da colonização da Guiné neste século, certamente nos demonstrará o papel que essa Administração exerceu com o objectivo de criar as condições necessárias e suficientes para a integração no sistema político-económico dominante na metrópole colonial das estruturas político-sociais e económicas guineenses.
Tais condições passaram necessariamente pelas campanhas de pacificação levadas a cabo nesse século, nomeadamente as dirigidas por Teixeira Pinto, monetarização da economia, nomeadamente através da instituição do trabalho forçado e da privatização da terra, acções que o novo sistema administrativo teve de desencadear ou de apoiar para poder prosseguir os seus objectivos político-económicos.
Com a instalação deste sistema de administração pública, cujo aperfeiçoamento foi sendo feito a partir da criação da província, um novo período da história colonial é inaugurado, o período colonial, podendo-se então falar, com propriedade, da colónia, político-administrativamente dependente da metrópole, e cuja estrutura económica começa a ser aceleradamente integrada na economia metropolitana.
[“Cacheu, Ponto de Partida Para a Instalação da Administração Colonial na Guiné” Wladimir Brito, “Mansas, Escravos, Grumetes e Gentio – Cacheu na encruzilhada de civilizações”, Actas do Colóquio «Cacheu, Cidade Antiga», realizado em Cacheu, de 22 a 24 de Novembro de 1988, editadas por Carlos Lopes, INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, p. 249-273]

Sem comentários:

Enviar um comentário