«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Bankada Andorinha II


De recordar que as bankadas são estruturas de organização informal, possuindo no entanto uma direcção eleita e estruturada – sendo de realçar que cada bankada tem mais elementos (existem listas nominais no dossier).
Estas bankadas são constituídas por jovens estudantes de diferentes escolas e de diferentes níveis de ensino. Os elementos mais velhos são personalidades influentes na comunidade destes jovens – que ficam com o título de “Pais da bankada”. Há também jovens que se destacam pelo seu dinamismo no bairro – até por pertencerem a outras associações – e que ficam com o cargo de “animadores”.
Um outro factor de organização, é o facto de se quotizarem, nomeadamente para poderem comprar velas para as reuniões e/ou saldo para um telemóvel para poderem participar no programa radiofónico Andorinha.
Uma regra comum a todos é da bankada reunir-se apenas podendo utilizar a Língua Portuguesa. Há bankadas que estenderam o uso da Língua Portuguesa a outros espaços e ocasiões, nomeadamente quando elementos da bankada se encontram na rua – com a penalidade de uma multa pecuniária!
Por último, resta referir que os secretários, ao elaborarem as actas das respectivas reuniões, treinam a escrita da Língua Portuguesa.

Na sequência desta fase, as bankadas decidiram que seria necessário a existência de uma bankada central para poder dar continuidade a esta dinâmica e para apoiarem as bankadas existentes. Decidiram que a bankada central Andorinha deveria ser constituída pelos presidentes de cada bankada e que teriam sede no Centro de Desenvolvimento Educativo de Canchungo. Em Setembro de 2008, ficou assim constituída:
 Bankada Central Andorinha – Júlio Mendes Ninte (Presidente), Eduardo Gomes (Vice-Presidente), Paulino Victor Pereira (Secretário), Martinho Inácio Alves (Vice-Secretário), Julaica Baticã Ferreira (Financeira), Quintino da Silva (Porta-Voz), Clemente Mendes (Vice-Porta-Voz), Josimar Gomes (Responsável Cultura e Desporto), Pedro Mendes (Vice-Responsável Cultura e Desporto).

1 comentário:

  1. Parabéns! É com muita satisfação que vejo “Canchungo” na Internet.
    Gostaria de deixar o meu apreço por esta iniciativa e louvar todos aqueles que contribuíram para a construção desta página.
    O meu muito obrigado por poderem dar um pouco mais de Canchungo ao mundo e especialmente por matar saudades da nossa terra.

    Mantenha pa tudo djintes de Canchungo principalmente para a minha família e amigos, saudade mangadel! Abraços

    ResponderEliminar