«Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos»
Amílcar Cabral, Outubro de 1944

postal

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Bankada Andorinha





Na sequência da primeira emissão do programa radiofónico Andorinha, fomos contactados por diversos jovens, sobretudo estudantes na cidade de Canchungo, que não só elogiavam esta iniciativa de um espaço de promoção da Língua Portuguesa e da Cultura em Língua Portuguesa, como manifestavam a vontade de apoiarem e solicitavam formação / aulas.
Para lidarmos com esta situação, convocamos uma reunião a 3 de Julho de 2008 com todos os interessados e pusemos em discussão como se poderia realizar esta ligação. Dos presentes surgiu a ideia de se organizarem em bankada*, com o objectivo sobretudo “de praticarem a oralidade e ultrapassarem o receio de falarem em português”!
De imediato, este grupo inicial constituído por jovens sobretudo de diferentes bairros da cidade de Canchungo e de tabankas próximas, iniciaram um processo de constituição de bankadas e foi organizado um périplo de visitas para encorajar e consolidar estes processos em cada local. Assim, a 16 de Julho visitamos um grupo em Wambo, a 23 de Julho, um grupo em Tchada, a 30 de Julho, um grupo na Avenida Titina Silla, a 6 de Agosto, um grupo no quartel do 2º Batalhão de Infantaria “Saco Vaz”, a 13 de Agosto, um grupo na tabanka de Caroncã, a 20 de Agosto, um grupo na tabanka de Cajegute (no sector de Caió), e a 28 de Agosto, um grupo na tabanka de Catchobar.
Estas iniciativas deram origem às seguintes bankadas Andorinha:

 Bankada Andorinha de Cajegute – Regina Upá (Presidente), Julião Mendes (Vice-Presidente), Nelson Mendes (Secretário), Emiliano Gomes (Tesoureiro), Amarante Upá (Porta-Voz), Enque Bajulã (Delegado), Pedro Mendes (Orientador).
 Bankada Andorinha de Betame – Raimundo Mendes (Pai), Eduardo Gomes (Presidente), Cristiano Lopes (Vice-Presidente), Armando Mendes (Porta-Voz), Tidjane Balde (Financeiro), Ludimila da Costa (Secretária), Francelino Mendes (Vice-Secretário).
 Bankada Andorinha Avenida Titina Silla – Ausa Pina Mango (Presidente), Júlio Mendes Ninte (Vice-Presidente), Usta Pina Mango (Secretária), Julaica Baticã Ferreira (Tesoureira), Maria Alice da Silva (Animadora).
 Bankada Andorinha de Wambo – Martinho Inácio Alves (Presidente), Fernando Apio Gomes (Vice-Presidente), Egas Mendes Gomes (Secretário), Ivan Lima (Vice-Secretário), Nando (Chefe de Desporto), Maira Ié (Financeira), Mamadu Mané (Porta-Voz)
 Bankada Andorinha de Quartel “Saco Vaz” – Quintino da Silva (Presidente), Ernesto Aumil (Vice-Presidente), Domingos Augusto Virgílio (Secretário), Pedro Mura N’Djale (Conselheiro), Paulo Midana Bessunha (Fiscal), Amâncio Manga (Porta-Voz), Olivio da Silva (Responsável de Desporto), Carlos Caetano (Vice-Responsável de Desporto), Malam Sanô (Tesoureiro).
 Bankada Andorinha de Catchobar – Paulino Victor Pereira (Presidente), Vladmir José Vaz (Vice-Presidente), Rosete Ulimato Mendes (Secretária), Matcho Vaz (Vice-Secretário), Júlio Mendes (Financeiro), Denilson Mendes (Vice-Financeiro), Jampier Mendes (Porta-Voz), Domingos Gomes (Vice-Porta-Voz), Aristides Pereira (Orientador), Gastão Gomes (Vice-Orientador), Iafai (Pai), Preta Vaz (Responsável Higiene), Gil Vaz (Responsável Disciplina), Luke Mendes (Responsável Desporto).
 Bankada Andorinha Umé Alil de Canhobe – Francisco Gomes (Presidente), Upá Mendes (Vice-Presidente), Idó Ucalculaco (Secretário), Marculino Mancat (Adjunto-Secretário), Sãozinha da Costa (Animadora), Teresa Bassa (Financeira), Valentim A. da Costa (Pai da bancada).
[*Bankada é um grupo informal mas estruturado, sobretudo de jovens, que se juntam num local na rua, para ouvirem rádio – neste caso, o programa Andorinha e para praticarem a oralidade em Língua Portuguesa.]

1 comentário:

  1. Parabéns pela vossa iniciativa, a lingua portuguesa é a única riquiza que a colónia portuguesa nos deixou, por isso vamos continuar a promover o seu uso entre nós.
    Mantenhas pa bós!

    Eduardo Muscate (Edasmu)

    ResponderEliminar